quinta-feira, março 01, 2007

Democracia?

"O fumo nos restaurantes, discotecas e bares com menos de 100 metros quadrados vai ser proibido, anunciou hoje o ministro da Saúde.
Em conferência de imprensa, António Correia de Campos revelou que a nova legislação do tabaco - hoje aprovada em Conselho de Ministros - vai permitir uma única excepção nos restaurantes com mais de 100 metros quadrados, que poderão ter uma área de fumadores nunca superior a 30% do seu espaço."
Oficialmente vivemos numa democracia, mas as liberdades individuais estão cada vez mais restritas. Diariamente vivo com uma sensação de sufoco, amarrado a regras e imposições. Castigos vários para os prevaricadores são a recompensa por cruzar a linha. Uma voz em surdina repete: "vês o que acontece a quem não cumpre as regras".
Ok. Eu sei que não faço ideia o que é viver realmente em ditadura, mas isso não é chamado para o caso. Na ditadura toda a gente podia fumar que eu saiba!! Talvez fosse proibido falar o que é bem pior do que não poder fumar. Se bem que isto não nem tem nada que ver com o caso. O que me irrita realmente é o conceito da proibição. Na minha ignorante existência quero crer que poderiam ser tomadas algumas medidas profiláticas bem mais razoáveis. Porque não fazer com que os proprietários dos imóveis sejam realmente responsabilizados se os seus imóveis não tiverem condições adequadas de ventilação?
Porque é que eu como proprietário não posso ser livre de escolher se na minha casa é admitido fumar ou não? Não devia ser uma escolha única e exclusivamente minha? Proibir incondicionalmente o acto de fumar simplesmente não me parece razoável.
Enfim...
PS: Eu não fumo...

1 comentário:

Euzinha disse...

Assino em baixo e acrescento apenas uma premissa, os fumadores que violarem esta lei, terão de pagar uma coima na casa dos 60euros, logo quem ganha são os cofres do estado, já que o pagamento da coima, dá direito a recibo!Agora, para quê fazer com que os proprietários de bares, discotecas e restaurantes invistam em sistemas de ventilação??? Isso não rende a quem de interesse - que não é o povinho, como se sabe!
Mas sem duvida, vai ser muito melhor a partir do proximo ano, qd em vez de sentir-mos o aroma a cigarro, se passe a sentir o doce odor a fritos de restaurantes e o cheiro a suor e corpo de um bom bar ou disco.