quinta-feira, setembro 13, 2007

Radares da discórdia

Eis aqui algumas frases engraçadas que encontrei em alguns blogs á cerca desta temática que causa muito que falar.

"Os condutores circulam mais devagar depois da introdução dos radares na cidade, é esta a conclusão do comandante da Polícia Municipal (PM), em declarações à agência Lusa."

"As multas por excesso de velocidade nas estradas de Lisboa já renderam aos cofres da Câmara Municipal de Lisboa e ao Estado 6,8 milhões de euros desde a entrada em funcionamento dos radares, a 16 de Julho, indica esta quarta-feira o Diário de Notícias."

"Já agora, esses novos radares são uma cagada! Não é que um deles andava a flashar os comboios ali na Av. da Índia!"

"Em Portugal há o hábito de se cagar postas de pescada quando não nos toca a nós."

""Vai mas é roubar pra estrada!" Esta frase popular era muito usada por estar em volta de alguma utopia... mas o governo português conseguiu o impossível de transformar esta utopia em realidade..."

A 26 de Agosto saiu uma noticia no DN sobre que a PSP andava a autuar os condutores com um documento totalmente ilegível como se pode ver na figura abaixo. Até podia ser um documento mal impresso ou com pouca tinta, mas é um facto que os senhores da autoridade obrigaram os condutores a preencher/assinar um documento totalmente em chinês... a isto chama-se caça á multa ao quadrado e fica registado como um tesourinho deprimente.




















E aqui uma tabela para quem estiver curioso sobre a onde situam os famosos radares e quais deles registam mais infracções.




















No fim disto tudo só tenho uma coisa a dizer: chulos! chupistas!!

Descobri também que levam dois meses para que estas infracções sejam processadas... Haviam de todos os condutores, sem excepção, passarem sempre acima do limite na presença de radares, para entupirem o sistema visto que vi algumas imagens e parece que a tecnologia informática utilizada pelas autoridades para processar as infracções é baseada em, por exemplo, impressoras de agulhas!!

Um bem haja...

13 comentários:

Anónimo disse...

Dia 7 de Agosto de 2007 pelas 01:58 ia a 72km/h na Av.Da India, zona de 50km/h máximo, resultado, dia 12 de Setembro chegou-me a multa a casa, cerca de 1 mês, foram rápidos os fdp, 60€, mas já me ando a informar de como atrasar esta merda!

Sam disse...

Começo por dizer que 50km/h é uma parvoíce. Os que dizem que os outros países são um bom exemplo: "Ah e tal mas em Espanha, França, Suiça também têm radares", a eles eu digo que estou neste momento em Madrid, e há radares sim, mas todos eles têm como limite os 90km/h (nem que fossem 80km/h... mas 50km/h??) e completo dizendo que se Portugal tem de seguir o exemplo do estrangeiro a nível de radares, então não segue mesmo o exemplo a nível de estradas.
Quando souberes como atrasar isso manda aí umas dicas pra malta :)

xupistas!!

Anónimo disse...

Aposto que quando andas em Madrid e em Espanha andas como um carneirinho... :-)

Anónimo disse...

Mais tino, observação e menos arrogância: existem 19 Radares em Madrid com limites iguais ou menores que 50 km/h (alguns a 40 km/h) e quase 30 com limite de 60 km/h. Dezenas com limites superiores.

Se Portugal seguisse o exemplo de Espanha não haveriam só 21 radares em Lisboa.

Ignorância tb devia pagar multa :-)

JA

Sam disse...

Eu em Madrid não ando como um carneirinho... simplesmente ando de transportes porque a empresa não me paga o aluguer dum carro:)

E mesmo existindo mais radares em Madrid do que em Lisboa, e confesso que não conheço todos os radares Madrilenos, mas aposto que não há nenhum radar a limitar os 50km/h numa via equivalente á nossa Av. Marechal Gomes da Costa, e isto é apenas o meu exemplo. E repito que antes de Lisboa seguir o exemplo dos radares e não ter apenas os 21, devia ter seguido o exemplo das estradas, porque o que não falta em Madrid são estradas. Lisboa já é caótica sem limitações de velocidade, e agora a limitar a velocidade nos 50 km/h em muitos pontos… então se fosse com o mesmo numero de radares do que em Madrid e pensando nos efeitos a nível de congestionamento que isso iria causar acho que muita gente desistia de conduzir na cidade.

Não estou contra os radares, nem passo muito por eles. Aliás, é raro passar por eles. É verdade que se passou a conduzir-se mais devagar em Lisboa, mas acho engraçado aos que apoiam os radares incondicionalmente, gostava de ver a cara deles quando receberem uma multa em casa quando, respeitando sempre os limites e as regras de transito, naquele dia passaram apenas 5Km/h acima do limite, porque isso é o que basta para receber a cartinha em casa.
Digo mais…se é para seguir o exemplo dos radares que já existem há dezenas de anos noutras cidades, porque é que no caso de Lisboa não foi feito um estudo prévio sobre a colocação dos mesmos e sobre a velocidade que deviam limitar? Realmente…acho que tem razão quando diz que a ignorância devia pagar multa :)
Esse estudo só está a ser feito agora.

E já agora… Espanha (e não só) tem um sistema de acumulação de pontos quando se comete infracções… porque é que nós não temos? Se é para seguir exemplos, que sigam todos os exemplos, ou pelos menos os melhores e não só os mais lucrativos…

Anónimo disse...

Caro SAM

Quando vc afirma perentoriamente que:

"...há radares sim, mas todos eles têm como limite os 90km/h (nem que fossem 80km/h... mas 50km/h??)..."

...deixa de ter qualquer credibilidade e não vale a pena fazer mais esforços a tentar desmentir as suas "bocas para o ar"!

Bora aí fazer uma petição para que haja um sistema de acumulação de pontos quando se comete infracções em Portugal?!

JA

Blr disse...

Eu penso que que todos têm direito à opinião. E neste caso se o Sam nao concorda com os radares tem todo o direito em faze-lo. Não percebo esses comentários menos próprios...
Quanto ao tema, acho ridiculo que haja um radar na marginal com o limite 50, se em quase toda a marginal o limite é 70. Acho ridiculo o limite na continuaçao da av dos EUA, acho ridiculo os radares... Não é assim que se "educam" os condutores, não é assim que se evitam acidentes. Isto serve apenas para encher os cofres municipais.

Anónimo disse...

Tenho todo o respeito por todos, mas inventar factos errados para ver se "colam", ainda por cima para justificar chamar os radares 50 km/h de parvoíce, parece-me má fé.

A diferença entre o radar da Avenida da India e o resto da marginal é que está dentro de uma localidade, tem atravessamentos de peões e uma estação de comboio.

O prolongamento da Av. dos EUA, já foi pedido pela CML o aumento do limite de velocidade. Só não foi permitido porque a CML tinha que fazer correcções de projecto.

Radares ajudam a evitar acidentes. Não vale a pena negar este facto.

A teoria do caça à multa é estranha quando os radares estão perfeitamente visíveis e só fotografam depois de 300 metros do aviso de radar, dando perfeitamente tempo para reduzir a velocidade.

JA

Anónimo disse...

Eu a 50km/h quase que adormeço...é uma monotonia, logo para mim é mais perigoso conduzir a 50 do que a 100 em que se tem de ir alerta!
A teoria da caça á multa...é literalmente isso, em vez de meterem a bófia a tratar das multas metam-nos nas ruas, para o pessoal se sentir + seguro, não acredito que haja alguem que se sinta seguro a andar nas ruas de noite... enfim, foi só 1 de tantos exemplos possiveis.

Ahhhh, e lembrei-me agora, a maioria dos apoiantes dos radares é aquele pessoal que durante a semana deixa o pópó em casa e vai de comboio para Lisboa...os chamado condutores de fim de semana...ou em bom Português...os maçaricos!

Portem-se mal...mas com estilo ;)

Sam disse...

Caro "Ja", caso não saiba, errar é uma virtude humana. E caso tenha lido (ou não) o blogger “anónimo” corrigiu o meu erro, que posteriormente assumi não ter conhecimento de “todos os radares Madrilenos”.
E mais uma informação caso não saiba: a função de um blog é escrever e opinar. E não para pôr em causa a credibilidade de quem escreve.

Não sei em que medida o seu primeiro comment contribui para opinar sobre o post em questão. E também ninguém negou que os radares ajudam a evitar acidentes.

Então mas é só radar da Avenida da Índia que está numa localidade com atravessamento de peões e estações de comboios? Qualquer pessoa que já circulado pela marginal de uma ponta a outra pôde perceber que a própria marginal atravessa dezenas de localidades, tem dezenas de passadeiras e acessos á praia, e inclusivé estações de comboio.

As velocidades baixas, como comenta the_animal, causam sonolência, preguiça, dão azo a distracções, estes factos estão comprovados e que por sua vez também são causa de acidentes.

A teoria da caça á multa existe, mas não é bem nos radares que é aplicada. Como diz the_animal: “...em vez de meterem a bófia a tratar das multas metam-nos nas ruas...”. Serve como exemplo o facto de de vez em quando a ponte 25 de Abril ficar com a penas uma faixa de circulação no sentido Lisboa-Almada, causando filas de transito com alguns kms de extensão, durante a madrugada (as operações geralmente começam as 2h30) e com que objectivo? Parar e fiscalizar todo e qualquer condutor que esteja a passar por ali. Existe um algo chamado “prevenção”, mas isto é pura e simplesmente caça á multa. E porquê? Porque rende mais.

Blr disse...

Não é inventar factos para ver se cola. Até porque não há nada pa colar. Eu continuo na minha, até podiam existir 4000 radares em cada capital europeia, não era poor isso que eu ia concordar com eles ou aceitar que nos casos que existem em Lisboa se evitem acidentes à conta disso. Por acaso ontem recebi a revista deste mês do ACP, na qual vem uma peça sobre os radares, em que analisa caso a caso cada um dos 21 radares. Ora não sou eu que digo, é quem la escreve e diz que em muitos dos casos os radares elevaram o numero de acidentes na zona dos radares.
Outra coisa é que isso de tar a 300 metros do radar o aviso, é mentira. Pelo menos na av. de ceuta o radar está a uns 3 4 metros do aviso. Mas isto também não interessa nada. Coninuo na minha evitam acidentes?! não... enchem os cofres?! sim... Contribuem para "educar" os condutores?! não... Neste país ha um grande problema com as "autoridades", sejam elas quais forem. Todo e qualquer individuo que tenha um pc de autoridade, seja a que nivel for, exerce-a da forma errada. Julga-se superior a todo o restante cidadão, e faz disso uma bandeira no seu dia a dia. Há excepções felizmente, mas na maioria todos sofrem do mesmo...

Anónimo disse...

Se vem na revista do ACP, deve ser verdade! :-)

Já agora ponham a Associação dos Viticultores e Engarrafadores de Vinhos a determinar qual deve ser o limite de álcool ao volante.

Blr disse...

Essa associaçao existe?