quarta-feira, janeiro 03, 2007

A vida é hoje

Ano novo, vida nova?
Sempre ouvi esta expressão ser usada por esta altura em que entramos num novo ano. Confesso até que, em anos anteriores, já tentei pôr em práctica qualquer coisa que se pudesse chamar de mudança e não me lembro de ser bem sucedido, mas no fundo nunca compreendi bem este fenómeno de calendário.
Sou avesso a mudanças repentinas, tenho medo de rupturas, não me dou bem com a incerteza.
Deixo a vida correr, as respostas aparecem com o passar do tempo. A vida é o que se faz dela e não o que se apregoa ir fazer da vida. Se concentro as minhas energias no resultado final e não na forma como chegar a ele, então o mais certo é perder-me pelo caminho e estragar tudo. Já aconteceu. Tento diariamente não me esquecer disso.
As coisas mudam. A vida muda. O que antes era um dado adquirido e estável hoje é incerto e uma fonte de problemas. O que antes era uma incógnita e uma estrada sem destino hoje é um porto seguro e uma luz para os meus olhos seguirem.
Muita coisa mudou neste último ano. Foi um ano cheio. Cheio de coisas boas. Cheio de coisas más.
Eu mudei? Quero acreditar que não, que sou a mesma pessoa. Quero acreditar que evoluí na mesma medida em que possa ter regredido.
O que aí vem não sei. Mas promete chegar com força e inevitabilidade, e já recebi o aviso prévio.
As respostas aparecerão e eu espero continuar por aí, bem comigo mesmo.

Sem comentários: